Ontem, o prof. Renato Luiz nos ensinou de forma básica o funcionamento das metatags dentro do código HTML em relação os sistes de busca (Google, Altavista, Bing, Yahoo!, Webcrawler, etc.) e nos passou alguns exemplos.
MetaTags, que bicho é esse?
--------------------------------
As metatags são comandos ou marcações ("etiquetas") dentro do código HTML de um site e são usadas como referência, na maioria dos casos, pelos sites de busca na hora de uma consulta.
Exemplo básico: ao digitarmos no Google uma determinada palavra para consulta, o Google "visitará" o código HTML de um determinado site e tomará como base as MetaTags definidas naquele código para mostar o resultado na tela do usuário, e também, para tomar algumas decisões.
Existe alguns tipos de matatags, porém, veremos apenas as que foram mostradas em aula - mas, eu disponibilizarei um link para o aprofundamento do estudo.
Exemplo de código HTML com Mata Tags
-----------------------------------------------
<head>
<title> Exemplo de Metas Tags </title>
<meta name="author" content="nome do autor do site">
<meta name="description" content="descrição do site">
<meta name="keywords" content="palavras-chaves do site">
<meta name="robots" content="index,follow">
<meta name="robots" content="noindex,nofollow">
<meta name="robots" content="nofollow,index">
<meta name="robots" content="noarquive">
<meta http-equiv="refresh" content="5; url=http://www.site.com">
</head>
Explorando os exemplos
-------------------------------
author: identifica o autor, ou seja, o criador do site. Pode ser uma pessoa ou uma empresa.
description: destinada a mostrar a descrição do site. Exemplo: Vendas de computadores novos.
keywords: são palavras-chaves que facilitam a busca do site nos buscadores. Exemplo: computador, teclado, mouse, monitor, etc.
robots content="opção": código para passar aos robots (buscadores) alguns requerimentos:
index,follow = permite indexar a página inicial (index) e também visitar e indexar os links dela, ou seja, as outras páginas que serão abertas pelo link (follow)
noindex,nofollow = o contrário de index,follow
nofollow,index = não visita e não indexa os links, porém indexa a página inicial
follow,noindex = visita e indexa os links, mas não a página inicial
noarquive = solicita ao buscador para que não arquive o conteúdo do site em seu banco de dados, ou seja, se não informarmos essa requisição no código da página o buscador irá armazenar o conteúdo dela. Isso significa que com essa MetaTag nós fazemos o buscador tomar uma decisão: não arquivar (noarquive).
refresh: redireciona para outra página em "x" segundos, e também é usado para atualizar a página em "x" segundos (útil no caso de uma página de notícias, por exemplo).
Exemplo da MetaTag "refresh" para redirecionamento (vai para o Google em 5 segundos):
<meta http-equiv="refresh" content="5; url=http://www.google.com">
Thanks :-)
TiagoBaldo
Editor do Blog
muito bom o conteúdo
ResponderExcluirira ajudar bastante as pessoas com dificuldade nas materias
Matheus,
ResponderExcluirEsse é o nosso objetivo: ajudar o próximo :D
Abraço,
Tiago Baldo
Editor do Blog