quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Visão geral dos diretórios do Linux




Olá queridos,

De volta aos estudos neste 2º semestre e de volta aos posts no blog, hoje falaremos sobre os diretórios do Linux. Para isso usarei uma postagem feita pelo Luiz Vieira publicada em seu blog: www.luizvieira.net.




Boa leitura...

O linux vem mudando a cada dia, quem usou o sistema há alguns anos pode testemunhar quão grandes foram as mudanças. No quesito ambientação o linux dispõe das mais belas telas gráficas com uma enorme flexibilidade e efeitos especiais, existe um ambiente gráfico para cada gosto e como se não bastasse se alguém não consegue escolher qual ambiente é mais bonito ou se encaixa melhor no seu perfil, não tem problema, pode instalar dois ou mais no mesmo sistema. Uma das coisas que acho muito interessante nesse sistema é a sua organização, a disposição do menu iniciar por exemplo, cada programa fica exatamente na categoria apropriada evitando assim que o usuário fique perdido tentando se encontrar se o mesmo tiver muitos programas instalados. Nos diretórios, arquivos que fazem referência a outros arquivos, também é possível perceber essa organização, veja abaixo um pouco sobre diretórios e suas respectivas funções:

/ – (barra) O maior e mais importante diretório é o raiz do sistema que é representado por uma barra '/' todos os outros ficam abaixo dele.
 /bin – Diretório que armazena executáveis de vários comandos básicos do sistema, como o cp, date, cat, rm, ls, mv, entre outros.
 /boot – Contém o GRUB, que é um carregador de sitema para linux. Aqui estão os arquivos que gerenciam o boot, programa que lê uma partição específica no HD e permite a escolha do sistema operacional que será inicializado.
 /dev – Como o próprio nome sugere, nesse diretório se encontra tudo relacionado a dispositivo como: impressora, cdrom, usb, modem, teclado.
 /etc – Os arquivos de configuração para todo o sistema ficam contidos nessa pasta, o nome de host por exemplo está no arquivo "hostname", montagem dos discos que fica no arquivo "fstab", entre muitas outras configurações, todas guardadas nesse diretório.
  /home – Um espaço reservado para conta de usuário. Quando um usuário é criado no linux, por padrão além das definicões de permissões desse usuário, é criado tambem o diretório com nome informado desse usuário na pasta home.
 /lib – Dynamic Link Library ou DLL, as famosas bibliotecas compartilhadas do sistema operacional, bastante conhecidas no sistema windows. Bibliotecas que muitos programas dependem para executar. No linux essas bibliotecas são conhecidas como "lib" e ficam armazenadas no diretorio /lib.
  lost+found – É um diretório criado na raiz do sistema de arquivos e sua finalidade é pré-alocar os blocos de arquivos/diretório durante a execução de um programa. Em caso de falhas possibilita a recupeção do sistema de arquivos.
  /media – Os dispositivos removíveis como pendriver, cdrom, dvdrom, entre outros são montados aqui.
  /mnt – Um diretório parecido com o falado anteriormente, com a diferença de montar dispositivos não removíveis como discos rígidos, partições.
 /opt – Caso se deseje instalar um programa não disponível no repositório da distribuição, esse diretório pode ser usado.
 /Proc – Encontrei uma referência no site linux.about.com ao diretório proc que achei bastante interessante e estou reproduzindo aqui. Proc é um pseudo sistema de arquivos que é usado como uma interface para estruturas de dados do kernel. A maior parte é somente leitura, mas alguns arquivos permitem que as variáveis ​​do kernel possam ser alteradas.
 /root – Um espaço reservado para conta de super usuário do sistema.

 /run – É o mais novo diretório de algumas distribuições linux, a sua função é muito semelhante a /var/run que é armazenar arquivos temporários de aplicação em execução.
 /sbin – Arquivos binários de comandos para manutenção, controle e administração do sitema e que são manipulados pelo usuário administrador.
 /srv – Como o próprio nome sugere esse diretório destina-se a centralização de dados de serviços.
 /sys – É um virtual sistema de arquivos que trata assuntos voltados aos dispositivos de hardware de forma bastante abrangente.
 /tmp – Diretório designado a arquivos temporários de todo o sistema, é importante lembrar que nesse diretório alguns arquivos se apagam a cada reinício.
 /usr – Vários arquivos importantes são encontrados aqui como por exemplo: ssh, startx, até o kernel faz parte desse diretório claro que em subdiretórios específicos.
 /var – Os programas que ao longo de sua execução sofrem mudanças, ficam nesse diretório.

Texto retirado do blog www.luizvieira.net, e postado aqui no Turma-6 =)

Tiago Baldo
Editor do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário