quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Funcionamento de um servidor Web




Talvez você já ouviu falar a respeito de servidores. 
São aqueles computadores recheados de memória RAM, espaço em disco (HD), com um poder elevado de processamento, com grandes coolers para manter seu refrigeramento, enfim, um computador muito potente. É sobre eles que irei falar nesta postagem, mas em especial os SERVIDORES WEB rodando o Apache e PHP.




Para isso, usarei um texto que li em: http://softwarelivre.org/php-with-linux/blog/servidor-web-apache

Vamos ao que interessa...


Funcionado na estrutura cliente-servidor, o servidor web Apache, recebe as requisições  do cliente (browser) e responde ao cliente em codificação HTML.  O servidor web  interpreta a codificação HTML e não interpreta o código PHP.
Ao receber uma solicitação .php o servidor aciona o Interpretador PHP que processa as solicitações do código PHP tais como, acessar banco de dados, sistema de arquivos, acesso ao servidor de correio eletrônico etc e retorna para o Apache em formato HTML e ele manda para o browser. O browser lê o código HTML e monta a página web para o usuário.

O Apache é desenvolvido na plataforma de software livre e segue as quatro liberdades da Free Software Foundation, e é fundamental para o funcionamento da web.
Instalando o Apache em ambiente Linux:
Para facilitar a instalação usaremos o gerenciador de pacotes Aptitude (Debian).
Atualizar a base de dados local:
#apt-get update
Procurar pacotes:
#apt-cache search apache2
Instalar Apache
#apt-get install apache2
Para testar se o Apache está instalado e se o serviço está inicializado, acesse no browser: http://localhost/ . Irá aparecer a mensagem abaixo:
It works!
This is the default web page for this server.
The web server software is running but no content has been added, yet.
Pronto! Seu servidor web Apache está instalado e funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário