quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como funciona o servidor DNS

 Você já ouviu falar em DNS?
Esta sigla significa Domain Name System. É um sistema usado para converter nomes de domínio em endereços IPs. Sem ele a Internet não seria o que é hoje, uma facilidade de localização da informação. Vamos explicar de uma forma básica...


O sistema de DNS, ou serviço de DNS, é configurado em um computador-servidor, onde é consultado pelo navegador para que retorne um endereço IP do servidor do site que você está querendo acessar. Com posse do IP, o navegador agora faz uma conexão com o servidor do site e envia um pedido, o servidor do site responde com a sua página HTML para o navegador.


Exemplo: quando você digita na barra de endereços do seu navegador (Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, Opera, Internet Explorer, etc.) o nome www.google.com.br acontece os seguintes passos abaixo:

Primeiro. O navegador envia o nome do site para o servidor DNS.

Segundo. O servidor DNS devolve o endereço IP correspondente. 

Terceiro. Então, o navegador envia a solicitação para o servidor que hospeda o site, e este, por sua vez, devolve o código HTML que será processado e exibido na tela de seu computador pelo navegador.

A figura abaixo ilustra bem isso:


Obs.: o endereço IP do servidor DNS deve ser configurado no seu computador. Se for Linux, deve ser configurado no arquivo /etc/resolv.conf e se for Windows deve ser confugurado nas propriedades do protocolo TCP/IP da sua conexão de rede. Caso você usufrui de um servidor DHCP, não deve se preocupar com estas configurações, pois o DHCP se encarrega disso =)

Quer aprender mais? Assista o vídeo abaixo sobre DNS ministrado pelo Kretcheu do blog www.kretcheu.com.br:



Fontes: 

Blog do Davidson Paulo
http://blog.davidsonpaulo.com/2012/08/como-usar-o-dnsmasq-para-criar-um-cache-de-dns-local.html

Blog KVM - Kretcheu Vídeo Blog
www.kretcheu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário